Sistema de Dados Operacionais

FONTE: SISTEMA DE DADOS OPERACIONAIS

Todas as estatísticas apresentadas nas campanhas de educação pública tem como fonte o Sistema de Dados Operacionais (SDO) do Corpo de Bombeiros.

O SDO consiste em um sistema de coleta de dados das ocorrências atendidas pela Corpo de Bombeiros. Após o atendimento diário dos mais diversos tipos de acidentes, incêndios e salvamentos, os dados obtidos pela guarnição que esteve no local são coletados no sistema e auxiliam o Corpo de Bombeiros na melhoria do atendimento à população e na implementação de campanhas de educação pública com vistas à redução de acidentes.

Vale ressaltar que o Corpo de Bombeiros é responsável por cerca de 70% dos atendimentos dos acidentes de trânsito com vítimas em todo o Estado de São Paulo, ficando de fora apenas ocorrências de menor gravidade que são atendidas exclusivamente por concessionárias de rodovias e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192).

Segue abaixo um resumo dos números e dos atendimento do Corpo de Bombeiros no ano de 2017.