Fale Conosco / FAQ

FALE COM O CORPO DE BOMBEIROS:
A - COMO REGULARIZAR EDIFICAÇÕES?

R: Para saber como regularizar a sua edificação e solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiros, leia a nossa cartilha de orientações, bem como as instruções para regularização das edificações e áreas de risco. Clique aqui para ter acesso ao material disponível.

 

B - COMO REGULARIZAR UM PROJETO DE BOMBEIROS?

R: Para regularizar sua edificação, no que se refere ao projeto de segurança contra incêndio, consulte o ítem "SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO" no site: www.corpodebombeiros.sp.gov.br .


Para sanar dúvidas técnicas a respeito de nossa legislação, você deve acessar o portal do sistema Via Fácil – Bombeiros (Clique aqui) e solicitar um Formulário de Atendimento Técnico consultivo. Esclarecemos que o Corpo de Bombeiros também disponibiliza um atendimento direto para sanar dúvidas técnicas de processos de segurança contra incêndio, e quanto a instalação e funcionamento dos equipamentos de prevenção e combate a incêndios, de acordo com a legislação em vigor, nos setores de atendimento ao público das Seções de Atividades Técnicas de suas Unidades. Caso necessite, vá até a Seção de Atividades Técnicas mais próxima de sua região (Clique aqui) e esclareça a sua dúvida pessoalmente.


Se a edificação for localizada no Município de São Paulo o atendimento a público é realizado na Divisão de Atividades Técnicas do Comando de Bombeiros Metropolitano – Pça. Clóvis Bevilácqua, 421- Mezanino – Horário 09:00h -12:00 – 14:00 -16:00 – Centro – São Paulo/SP – (11) 33962000.

 

C - COMO ACIONAR O CORPO DE BOMBEIROS EM EMERGÊNCIAS?

R: Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deverá ser acionado pelo telefone 193.


Será necessário a identificação do solicitante e dados sobre a ocorrência, tais como:

  • endereço da emergência,
  • telefone de contato,
  • local de referência,
  • etc.

Se não se tratar de emergência, não deverá ser utilizado o número 193!.

 

D - COMO DENUNCIAR IRREGULARIDADES EM EDIFICAÇÕES OU TERRENOS?

R: Denúncias quanto a ocupação e uso irregular de edificações,locais ou terrenos deverão ser dirigidas para as respectivas prefeituras municipais, que são responsáveis pelas fiscalização do uso e ocupação do solo. Em geral, os pedidos de serviços, obras, fiscalização ou vistorias nos órgãos municipais não são aceitos por e-mail, devendo ser formalizados.


Se o imóvel ou terreno estiver localizado no município de São Paulo, a denúncia poderá ser feita na Central de Atendimento da Prefeitura pelo telefone 156, nas Praças de Atendimento das Subprefeituras ou no Órgão de Controle do Uso do Solo – CONTRU na Rua Líbero Badaró, 504 – 26° andar – Telefone: (11) 3397-3400.


Para mais informações, visite o site: http://sac.prefeitura.sp.gov.br/

 

E - COMO LIDAR COM ANIMAIS/INSETOS AGRESSIVOS OU EM LOCAL DE RISCO?

R: A comunicação de emergências envolvendo animais/insetos que coloquem em risco a integridade física de pessoas, a vida, o meio ambiente ou patrimônio devem ser imediatamente direcionadas para o telefone 193. Já as situações envolvendo animais, que não se tratarem de emergência, deverão ser dirigidas às respectivas Prefeituras Municipais, no Setor de Zoonoses, quando houver.


Situações onde haja risco iminente a pessoas, ao meio ambiente ou patrimônio, deverão ser consideradas como emergência e o Corpo de Bombeiros deverá ser acionado pelo telefone 193. O Corpo de Bombeiros não atende a esse tipo ocorrência de emergência por e-mail.


Em situações envolvendo abelhas e que haja necessidade de retirada da colméia, recomenda-se o acionamento e as orientações dos órgãos municipais do setor de zoonoses, pois tal ação interfere no meio ambiente e provoca alteração da flora e fauna local. Além disso, o Corpo de Bombeiros não possui local apropriado para a destinação correta das abelhas, já que não devem ser exterminadas.

 

F - COMO SOLICITAR REMOÇÃO DE ÁRVORES?

R: O corte e a poda de árvores são de competência das respectivas Prefeituras Municipais. O Corpo de Bombeiros recomenda que a solicitação para este tipo de serviço seja dirigida aos órgãos municipais responsáveis pelo uso e ocupação do solo e meio ambiente de cada localidade.


Situações onde uma árvore apresente risco iminente de queda, podendo causar danos à pessoas, ao meio ambiente ou patrimônio, deverão ser consideradas como emergência e o Corpo de Bombeiros deverá ser acionado pelo telefone 193. O Corpo de Bombeiros não atende a esse tipo ocorrência de emergência por e-mail.


Após solicitado por meio do 193, O Corpo de Bombeiros realizará uma vistoria prévia para confirmação da emergência. Se confirmada a emergência, o Corpo de Bombeiros realizará o corte ou a poda, conforme necessário.

 

G - COMO FAZER PARTE DO CORPO DE BOMBEIROS?

R: Para ingressar no Corpo de Bombeiros o interessado deverá prestar um concurso público na Polícia Militar do Estado de São Paulo. As inscrições, quando abertas, são divulgadas das seguintes formas:

  1. Diário Oficial do Estado de São Paulo
  2. Jornal dos Concursos
  3. Pela internet: http://www.policiamilitar.sp.gov.br no menu "Concursos".
  4. Pelo telefone>:(11) 33277826 - Diretoria de Pessoal - Setor de Concurso

Também poderão ser obtidas informações pessoalmente nos quartéis do Corpo de Bombeiros, em todo o Estado de São Paulo.

 

H - COMO OBTER INFORMAÇÕES SOBRE HIDRANTES?

R: Consulte o site: http://www.sabesp.com.br – A SABESP é o órgão responsável pela instalação e manutenção dos hidrantes públicos no Estado de São Paulo.

 

I - COMO SOLICITAR DOAÇÕES DE SANGUE?

R: Para solicitação de doações de sangue, acesse o link "Fale com os Bombeiros".


Todos os pedidos de doação de sangue são encaminhados aos quartéis do Corpo de Bombeiros para atendimento, de forma voluntária, pelos bombeiros. Anualmente, durante o mês de julho, é realizada a CAMPANHA BOMBEIROS SANGUE BOM, na qual todos os bombeiros são convocados para doação voluntária, estimulando também a população a participar da campanha. Tal iniciativa concentra neste período a maioria das doações realizada pelo Corpo de Bombeiros e visa regular os estoques de sangue dos Hemocentros de São Paulo.

 

J - COMO OBTER DICAS DE SEGURANÇA DO CORPO DE BOMBEIROS?

R: Para obter dicas de segurança do Corpo de Bombeiros, acesse o link: Educação Pública.

 

K - COMO SOLICITAR PALESTRAS E PESQUISAS ACADÊMICAS?

As solicitações de palestras devem ser encaminhadas diretamente para a Unidade do Corpo de Bombeiros mais próxima do local onde será realizada a palestra, para atendimento conforme a disponibilidade, ou através do link: "Fale com os Bombeiros".


As pesquisas acadêmicas serão avaliadas e atendidas apenas mediante solicitação formal. Não responderemos a pesquisas acadêmicas por e-mail.

 

L - COMO PARTICIPAR DE CURSOS DO CORPO DE BOMBEIROS?

R: O Corpo de Bombeiros oferece cursos para a comunidade. Procure o Quartel do Corpo de Bombeiros mais próximo de sua residência e obtenha informações sobre a disponibilidade.