Livros e Artigos

Arte: Cesar Mangiacavalli
Ano: 2018
Editor: Gramani Editora Eireli, com apoio da Fundabom

A trajetória do Corpo de Bombeiros de São Paulo e sua evolução estão inseparavelmente relacionadas ao desenvolvimento da cidade. O caminhar da capital, os incêndios e ocorrências dos quais foi vítima, as decisões administrativas, o furioso crescimento populacional, o delinear de sua arquitetura, cada movimento da metrópole encontra paralelo na história da corporação. Ao explorar o percurso do Corpo de Bombeiros, o objetivo deste livro é evidenciar tal conexão, apontando as respostas da instituição às demandas da comunidade e à profunda admiração enraizada no coração dos habitantes de São Paulo. Fascinados pelos atos de coragem e pela solidariedade demonstrada pelos bombeiros, homens e mulheres decidem colocar os melhores anos de suas vidas a serviço da cidade e de sua gente, comprometendo-se a proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente. Acompanhar os avanços do Corpo de Bombeiros é entender a influência da metrópole no destino da corporação. E à medida que esses laços se fortalecem, mais precisa se torna a resposta da corporação às necessidades de São Paulo.

A Segurança Contra Incêndio no Brasil

Segurança no Trânsito. Autor(es): Alexandre Itiu Seito, Alfonso Antonio Gill, Fabio Domingos Pannoni, Rosaria Ono Silvio Bento da Silva, Ualfrido Del Carlo, Valdir Pignatta e Silva
Ano: 2008
Editor: Projeto Editora

Há cerca de dois anos, um grupo de pessoas ligadas à Universidade de São Paulo e ao Corpo de Bombeiros de São Paulo começou a discutir a importância e a necessidade de uma literatura nacional sobre segurança contra incêndio, que pudesse servir de base para estudos nessa área. Os envolvidos com a segurança contra incêndio percebem que, em nosso país, o clima de quase estagnação está se transformando. Uma tendência à uniformização das legislações estaduais, o surgimento de cursos de pós-graduação em segurança contra incêndio, a elaboração de normas técnicas em sintonia com o que vem acontecendo no exterior, são sinais de que a área está num processo de evolução. É nesse quadro que este livro pretende trazer sua contribuição. A distribuição dos exemplares impressos para faculdades de arquitetura e de engenharia, escolas técnicas, prefeituras, escolas do corpo de bombeiros e tantos outros lugares procurará suprir a deficiência de literatura na área. Ainda estamos numa fase em que o profissional da segurança ontra incêndio é um autodidata. Esperamos que este livro contribua para essa formação, e muito mais, que o livro seja um documento de referência para cursos acadêmicos dessa área. Resultado do esforço de vários profissionais, que graciosamente despenderam muitas horas de trabalho, este livro procurou traçar um largo panorama da segurança contra incêndio nos seus capítulos, de modo a dar uma ampla visão da área ao leitor. Cada capítulo é de responsabilidade exclusiva dos autores, apresentando, assim, não só informações técnicas consolidadas, mas também diferentes pontos de vistas sobre temas que ainda são objeto de pesquisa e discussão. Por ser a primeira experiência desse gênero e pela independência dada aos autores, pode-se perceber uma variação no nível de detalhamento das informações apresentadas. Equalizar a profundidade das informações e direcionar os textos para outras necessidades dos profissionais e estudiosos brasileiros serão possíveis numa segunda edição, graças às sugestões e aos comentários que se espera receber dos leitores desta publicação. O livro pretende disseminar largamente os conhecimentos sobre a segurança contra incêndio e, para tanto, além da impressão em papel, ele também estará disponível em sítio na Internet. Era necessário dar a partida nesse processo e, acreditamos, que o presente trabalho vem fazer exatamente isso.